sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DUAS LIÇÕES!!

Aprendi...Nesta semana aprendi duas lições...Lições de pessoas muito sábias...Lições de um garoto de 14  e outro de 16 anos!!!

Tenho procurado bastante estudar e entender o cérebro humano, hoje atualmente ando interessadíssima em neurociência. Como funciona este mundo maravilhoso do cérebro e mais, como funciona este mágico mundo da mente.
Como buscar performance?
Por que algumas pessoas são infelizes?
Como elas podem ser felizes?
Por quanto tempo nos satisfazemos?
Como elaborar nossos pensamentos e viver melhor...

Livros, documentários, teorias...Ah, então são as tais 10 mil horas de dedicação e treinamento...Ah, então é ter pensamentos positivos... Ah, então é fazer jogos de raciocínio...ah, então e a hipnose..E não se esqueça da comunicação...Como você se mostra para o outro:como você quer se mostrar.Sucesso ou fracasso!!!.Aha! também vale comer cenoura para o cérebro e muitos brócolis!!!
Buscamos corresponder às expectativas de uma vida feliz. Buscamos "O" sucesso(ai... estou cansada desta palavra!).

E foi exatamente isso que perguntaram para este garoto de 14 anos que citei...Ele é um excelente aluno de uma escola muito conceituada em São Paulo, faz esporte com dedicação e prazer e está sempre evoluindo, aprende música por lazer. Namora e tem amigos.
Um colega perguntou :qual o segredo do seu sucesso?
-"Segredo? que segredo, não tem segredo algum...mantenho BONS HÁBITOS! Na hora da aula, ESTOU na aula, em casa cumpro as tarefas.Faço esporte para cuidar do corpo. Faço música para cuidar da alma...me alimento bem  para ter saúde...e espero, atento, para encontrar aquilo que será minha "paixão", e  sei que estarei pronto para me dedicar a essa paixão"

E certamente estará...Dez, vinte trinta mil horas...Com a serenidade de quem quer viver a vida, e de quem quer estar sempre pronto pra vivê-la    ( outro detalhe deste "professor", ele quer viajar muito, mas não para conhecer lugares mas para viver EXPERIÊNCIAS!!).
Pois é; que aula, hem! Simples assim!

A outra lição veio de outro garoto, de 16 anos, que vinha passando por uma fase muito difícil. Estava longe de sua família, longe de seus amigos e vivendo fortes desafios. Parecia que tudo o que fazia não atingia o resultado esperado...Ele pensava estar dando tudo, tudo de si...e isso não era suficiente.
Fiquei preocupada , pensei que isso iria minar sua auto-estima...Precisava ficar atenta a sinais de depressão...
Tentei , além do meu apoio,oferecer soluções criativas, técnicas mentais, palavras, fórmulas e etc.e etc...
Foi então que eu percebi  por suas atitudes... por suas palavras...
Percebi  que ele sabia e confiava que precisava  PASSAR por isso:  estar no olho do furacão e permanecer lá...se segurando, se conhecendo, se percebendo para finalmente se superar(ando) e se saber capaz! Por que assim, tudo tem mais gosto, tudo tem mais sabor.
Te transforma em algo melhor, sem estratégias mirabolantes, sem técnicas...apenas permanecendo firme!
Acho que os dois falam da mesma coisa...Estar pronto para vida e vivê-la no exato momento em que respiramos!
Obrigada aos dois pelas lições!

um beijo grande

2 comentários:

  1. Simplesmente.... Amei! Bjs e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Me arrepiei !! Que lindas criaturas Deus criou !! Bjs mil

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentärio. Valeu!