quinta-feira, 27 de junho de 2013

PROCURO UM COACH...OU UM TERAPEUTA?

Muitas pessoas me perguntam que profissional é este: COACH?
Seria técnico de alguma modalidade esportiva?
Um consultor? Um mentor? Trabalha nas empresas, com produtividade?
E qual a diferença entre terapia e Coach?

Convido você a assistir um vídeo que uma amiga que atua como Coach me enviou muito representativo, e uso este vídeo para explicar esse "novo" profissional, e mostrar a diferença entre psicoterapia e Coaching.

A origem da palavra Coach, vem de cocheiro em inglês, ou seja, aquele que guiava a carruagem até o destino. O termo passou a ser utilizado na área esportiva com técnicos e treinadores que levavam seu atleta rumo a vitória.
O papel do técnico esportivo  é, fornecer ferramentes, aprimorar capacidades, desenvolver potenciais, perceber lacunas e  estimular a busca de recursos e estratégias para minimizar as "faltas" e maximizar as "forças" para o sucesso esportivo(um dos pai do Coach, Sr. Tim Gallwey, vem de uma experiência esportiva, a partir da qual percebeu como promover isso em não atletas!).
 E há alguém que não queira isso?!?!?

Desta forma, começou-se a pensar, em formatar estratégias, táticas e ferramentas que promovessem e facilitassem o processo de mudança positiva em qualquer um que perceba esta necessidade.
Muitas vezes, é suficiente apenas isso...é suficiente que você saiba que não quer mais estar ou atuar de determinada maneira em uma situação específica (ou não), e perceba que há uma maneira diferente e melhor de ser, estar e atuar ! O Coach vai fornecer ferramentas e estratégias, disponibilizar recursos que te levem até lá.
Como representado no filminho, há através do processo de coaching, a superação de uma crise(profissional, pessoal, escolar e etc), porém o nó, o grande nó que te levou a crise fica pela estrada...
Sinceramente, não será sempre necessário desatar o nó para que você siga seu caminho mais feliz, e para isso o processo de Coach é absolutamente genial!
 Mas há momentos, há pessoas, há relações que não poderão ser superadas sem que haja a dissolução dos NÓS e amarras que nos prendem...Não conseguimos andar pra frente sem re-avaliar o que nos levou até ali...nestes momentos a psicoterapia será um grande aliado.

As duas abordagens estão aí para nos ajudar, nos fazer melhor, nos fazer viver mais plenos e intensos! Usem e...abusem!
beijo grande

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Lucila! Seu filminho que me inspirou hahah
      beijo enorme

      Excluir
  2. Sandra, hoje na loucura do dia-a-dia vivemos cada vez mais sozinhos fechados em nós mesmos, as dúvidas e conflitos aparecem, precisamos de socorro e é nesse momento que precisamos de vcs. Dependendo da urgência de enfoque o terapeuta ou do coach.
    Amo o seu trabalho. Parabéns
    Adriana

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentärio. Valeu!