sexta-feira, 5 de julho de 2013

CABEÇA DE CAMPEÃO 1

Em uma conversa com uma técnica de tênis, me foi feita a seguinte questão:

-Quais as características que precisam ser desenvolvidas para se "fazer" um campeão?

Que pergunta, hem? Como sintetizar isso de alguma forma...Já que hoje está muito claro que o talento atlético não é mais uma condição para o sucesso, e sim um facilitador... então o que seria?

Que pretensão tentar responder isso, mas me surpreendi quando algumas respostas começaram a pipocar em minha cabeça, de repente ficou muito claro o que , para mim, são algumas (apenas algumas) das características principais em um atleta ,para que ele possa se tornar um campeão...
Algumas delas são habilidades que possuímos ou adquirimos com o decorrer de nosso processo de amadurecimento e outras, que algumas pessoas não desenvolverão sem que haja um trabalho específico. Mas que para um atleta precisam ser promovidas muito precocemente, e esse é o desafio.
Antes de mais nada, para que um atleta(ou qualquer um de nós...) evolua  o principal é que haja a capacidade e disponibilidade para SUPERAÇÃO: da dor, da condição física, do adversário, do tempo, do medo, do difícil, do fácil, da derrota!!!
 A PARTIR daí...podemos pensar em um campeão...

1) MOTIVAÇÃO: a motivação precisa ser intrínseca, ou seja precisa estar relacionada com o desejo mais primitivo de evolução.Evoluir, melhorar, evoluir...simples assim. Há quem chame isso de Paixão!
Se a motivação for extrínseca, ou seja, atrelada as recompensas que virão em decorrência do que você faz, você não estará escolhendo a vida competitiva pelas razões certas(é claro que as recompensas podem e devem fazer parte dos desejos de um atleta, mas devem estar na categoria DESEJO e não na categoria MOTIVAÇÃO...)

2) DESENVOLVER ESTADOS DE PRESENÇA: promover, desenvolver a capacidade de estar no aqui e agora. Mas este ESTAR é permitir que o momento presente seja guiado por um estado "INCONSCIENTE"de presença, que naturalmente nos impulsiona para evolução.
Explicando um pouco melhor...Na verdade nossa capacidade mental de apreensão do ambiente é infinitamente maior do que nos damos conta.Não ter consciência de tudo, é uma solução mental saudável para que não percamos energia demais administrando tantas variáveis e estímulos.
Nossa consciência usa vários mecanismos e critérios para selecionar aquilo que , através de nossas experiência anteriores consideramos importantes para nós, a cada momento.
Como agiremos ou reagiremos será definido em função DESSA consciência.

Quanto mais libertos estivermos, no momento da competição, destes "critérios conscientes", mais amplificada será nossa capacidade de apreender o "JOGO" e então disponibilizar os recursos para lidar com as suas variáveis mais sutis, e permitir o tão famoso estado Flow.

3)BLINDAGEM MENTAL: utilizar ferramentas que permitam que o atleta acesse os seus recursos positivos e produtivos durante os treinos e competições. Dissipar as dúvidas e incertezas que rondam o pensamento e geram sentimentos paralisantes ou excessivamente explosivos.Cessar os questionamentos incapacitantes e gerar sabedoria.
Rituais, visualizações , promoção de valores pessoais, amplificação de metas e real percepção do valor do erro e das derrotas, são  algumas ferramentas que auxiliam neste aspecto.

No próximo texto, trarei mais características de um campeão. Me contem o que acharam destas primeiras...

Um comentário:

  1. Nossa! Reflatir.... saber usar esses três pontos em qualquer área de trabalho, contriui na sua superação e crescimento!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentärio. Valeu!